universidades públicas

Universidades Federais E Outras Universidades Públicas São As Mais Bem Avaliadas Do País

Faz algum tempo que as universidades federais as mais bem avaliadas na qualidade de ensino, seguidas das outras universidades públicas, que são as estaduais e algumas instituições municipais.

A avaliação nos últimos anos é realizada através do ENADE que é um exame realizado com os alunos que se formaram no ano anterior, no dia 12 de dezembro o Ministério divulgou os resultados do ENADE aplicado em 2018.

universidades federais

Como nos anos anteriores as universidades federais e as universidades públicas estaduais e municipais obtiveram os melhores resultados, mas o que mudou é que as universidades privadas que já vinham tendo resultado inferior tiveram resultados piores que os dos anos anteriores.

Aqui vamos analisar este resultado e debater um pouco sobre:

  • O resultado das universidades federais;
  • O resultado das outras universidades públicas;
  • O resultado das universidades privadas;
  • O que pode ser feito para a melhoria das universidades privadas.

No panorama geral a nota média foi 3 em uma escala de 1 a 5, há uma particularidade para o curso de turismo que seguramente tem que ter sua matriz curricular revista, em nenhuma universidade o courso obteve nota 5.

E uma particularidade positiva é que também em nenhuma universidade os cursos de jornalismo, administração pública e psicologia não obtiveram nota 1, todas tem médias maiores, e o curso de jornalismo é o único no país com média 4 entre todas as universidades.

Para que acessar a tabela completa basta acessar este link e no site do Ministério da Educação baixar as notas por curso e universidade separadas.

Sobre a sistematização da pesquisa e análise dos resultados o MEC também preparou uma apresentação com gráficos consolidados que você pode acessar aqui.

O Resultado Das Universidades Federais

Dentro do resultado das universidades em geral, as federais como comentamos anteriormente são as que tem o melhor desempenho. Nenhuma das universidades federais obteve notas 1 ou 2.

A USP e a Unicamp estão entre as melhores universidades da América Latina.

As universidades federais que obtiveram nota 5 nos seus cursos são:

  • Universidade Federal de São Carlos
  • Universidade Federal de Minas Gerais;
  • Universidade Federal de São Paulo;
  • Universidade Federal do Rio de Janeiro;
  • Universidade Federal de Viçosa;
  • Universidade Federal do Paraná;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul;
  • Universidade Federal de Lavras e;
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Além das universidades federais, outras três instituições federais obtiveram a nota máxima e são consideradas instituições com excelência no ensino, são:
  • O ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica);
  • O IME (Instituto Militar de Engenharia);
  • A Fundação de Ciências da Saúde de Porto Alegre e;
  • A Fundação de Ciências da Saúde do ABC (na grande São Paulo).

Saiba como é feito o ranking das melhores universidades do Brasil: https://vaidebolsa.com.br/como-e-feito-o-ranking-das-melhores-universidades-do-brasil/

O Resultado Das Outras Universidades Públicas

As universidades públicas estaduais e municipais não têm resultados tão bons quanto as universidades federais, mas tampouco chegam a ser ruins.

Das 266 instituições de ensino que tiraram as notas 1 e 2 que são consideradas baixas, apenas 8 instituições são municipais e 2 são estaduais.

No padrão médio elas seguem a tendência nacional com maior parte dos cursos, mas apresentam mais resultados de notas 4 e 5 do que as universidades privadas.

O Resultado Das Universidades Privadas

O maior problema da educação no ensino superior realmente continua nas universidades privadas brasileiras, além de somente 1% atingir a nota máxima e 10% ter nota 1, ou seja, os cursos serão fechados.

É interessante notar que as instituições com fins lucrativos tem desempenho inferior às sem fins lucrativos, estas são as universidades que trabalham a educação como negócio e isto não seria um problema se não afetasse a qualidade da educação.

universidades federais

Dentre estas universidades muitas são de investidores estrangeiros que atuam nelas somente com o caráter de investimento.

O destaque positivo é para as PUCs, nossas universidades católicas tem muitos cursos com nota 5, alguns inclusive com nota superior às universidades públicas.

O Que Pode Ser Feito Para A Melhoria Das Universidades Privadas

Uma parte da melhoria das universidades privadas está nas mãos do governo e as ações poderiam envolver:

  • Um aviso de alerta quando o curso tem nota 2, porque o curso é diretamente descredenciado quando obtém nota 1;
  • Mais investimentos em parcerias público-privadas na formação de professores das universidades privadas;
  • Menor incentivo aos investidores da educação que tem as universidades somente como negócio.

Por parte de nós cidadãos também há algo muito importante que pode ser feito, seria interessante que sempre verifiquemos a qualidade dos cursos, tanto com a nota do ENADE quanto por relatos de ex-alunos e análise do corpo docente.

Com base nisto que nós não nos matriculemos mais nas universidades que vem apresentando baixo rendimento, como consequência é provável que elas tenham que se aprimorar.

Por enquanto, o que continua sendo realidade no Brasil é estudar e tentar entrar em uma das vagas das universidades públicas e ter mais segurança de uma formação de excelência.